Lente de dente: o que são?
Um novo procedimento estético tem tomado conta da cena odontológica: a lente de dente. São películas bem finas colocadas na parte frontal dos dentes para corrigir pequenas imperfeições que podem te incomodar. Existem dois tipos de lente: as de porcelana e as de resina, cada um é recomendada para um tipo especifico de caso.
Embora sejam diferentes a aplicação é praticamente a mesma. Quando necessário é feito um pequeno desgaste no dente para que a lente seja encaixada. Essa técnica de colar a lente na superfície do dente tem se atualizado e os agentes que unem um ao outro estão cada dia mais eficientes, o que deixa o paciente e o profissional bastante confiantes.
Quando é indicado colocar lente de dente
Como já dito, a lente de dente serve para corrigir aqueles defeitos que te deixam insatisfeito com seus sorriso. Por exemplo, quando há muito espaço entre os dentes, ou quando os dentes são muito pequenos. Com as lentes é possível também harmonizar o tamanho dos dentes, para que fiquem todos da mesma extensão.
Além disso, a lente de dente também é usada para alterar cor, se você tem problema com manhas escurecidas ou amareladas. e podem melhorar a aparência de dentes danificados, quebrados ou lascados. Abaixo separamos uma lista de diferenças entre a lente de dente de porcelana e a de resina
- A resina pode ser feita em apenas uma consulta, já a porcelana leva dois ou mais horários;;
- A lente feita de resina é mais econômica do que a de porcelana;
- A lente de dente de porcelana é mais resistente;
- A resina corre perigo de ficar manchada com o passar do tempo, já a porcelana nunca muda de cor.
Quem não pode usar lentes?
Como qualquer tratamento odontológico, as lentes possuem contraindicações. O procedimento não é indicado para pessoas que tenham alteração de coloração muito acentuadas porque o processo pode não atingir as expectativas desejadas. Pacientes que tenham bruxismo ou com restaurações muito antigas também não são aptos para a aplicação de lentes antes de fazer um tratamento. É imprescindível passar por uma avaliação com o dentista para analisar a real necessidade e se você está realmente pronto para as lentes.