Conheça a lente de contato odontológica
Lente de contato odontológica é a nova tendencia de tratamento estético nos consultórios de dentista pelo Brasil a fora. O procedimento possui duas técnicas a faceta de resina e a de porcelana e é feito para corrigir pequenas imperfeições de tamanho, cor ou formato. A principal diferença entre os dois métodos é a espessura. A faceta de porcelana é feita de dissilicato de lítio, a substancia responsável por deixar a lente com uma bem fininha.
A aplicação da lente de contato odontológica é feita nos dentes centrais do paciente para que a aderência seja perfeita o dentista faz um pequeno desgaste na parte vestibular do dente (parte da frente). A durabilidade das lentes são de anos e por serem feitas de um material muito resistente não há perigo de descolamento ou de fratura das facetas. O que assa ainda mais segurança ao profissional e ao paciente. As duas técnicas possuem outra diferença relevante: caso a faceta de resina quebre, não tem concerto e precisa ser trocada.
Porém se o fraturamento acontecer na porcelana, é fácil de concertar a mesma faceta, o que culmina em uma boa economia.
Para quem serve a lente de contato odontológica?
Por se tratar de um tratamento estético não é feito por necessidade mas por vontade, então na teoria qualquer pessoa que esteja descontente com seu sorriso estaria apta a fazer o procedimento, mas na prática não é bem assim. O processo de colocar lente de contato odontológica é indicado para alguns casos específicos e para outros não.
É importante que você se certifique que faz parte do grupo de pessoas adequada ao tratamento. Por isso, fizemos uma lista abaixo dos casos em que a lente de contato odontológica é indicada pelos dentistas:
- Pessoas com dentes muito pequenos e/ou com espaços muito grandes entre eles;
- Pessoas com manchas escurecidas ou amareladas nos dentes;
- Pessoas com dentes com formato irregular ou desalinhados;
- Dentes desgastados ou com pequenas fraturas.
Mas e as contraindicações?
Como qualquer outro tipo de tratamento odontológico, embora não seja nada cirúrgico ou feito por necessidade, a lente de contato odontológica possui contraindicações também e que geralmente estão ligadas a saúde bucal do paciente. As situações não indicadas a aplicação de lente são: pessoas com restaurações muito grandes, pessoas que apertem ou ranjam os dentes e pessoas cm manchas muito escurecidas porque o tratamento pode não atingir a expectativa esperada.