Diferenças entre facetas e lentes de contato
As facetas e lentes de contatos são capinhas feitas de cerâmica com milímetros de espessura cimentadas na parte de da frente dos dentes incisivos centrais com o objetivo de deixar o sorriso com uma aparência mais harmônica. A primeira e principal diferença é na aplicação de cada uma.
As facetas precisam de um desgaste de leve a moderado nos dente para fazer pequenas correções, já as lentes necessitam de desgaste leve ou nenhum, dependendo do caso. Assim, com as facetas e lentes de contato você pode dar adeus às imperfeições o seu sorriso que mais te incomodam e começar uma vida nova.
Qual a mais indicada: facetas e lentes de contato
Isso vai depender da sua necessidade dentária e quem deve escolher qual dos dois procedimentos é o mais indicado ao seu caso é o dentista. As lentes de contato são mais indicadas para correções, como aumento do comprimento dos dentes, largura e arredondamento de ângulos
Em contra partida, a faceta é recomendada para o paciente que não está satisfeito com a cor dos seus dentes (manchas escurecidas ou amareladas) ou não está satisfeito com aquele dente desalinhado, meio torto. Quem irá indicar a melhor técnica de estética dental é o seu dentista, por isso, antes de tomar qualquer decisão é recomendado que você faça uma avaliação com o profissional de sua confiança.
Abaixo separamos uma ista de benefícios das facetas e lentes de contato para você:
- Rapidez do procedimento - é possível aplicar as facetas ou lentes de contato em até três consultas;
- Não é necessário fazer manutenção o tempo todo porque geralmente a porcelana não altera a cor;
- A técnica costuma durar em média 10 anos, então você não precisará se preocupar em refazê-la por um bom tempo.
Cuidados necessários com o novo sorriso
Junto com a beleza e harmonia do seu sorriso novo e simétrico vem alguns cuidados específicos para que ele dure intacto por ainda mais tempo. A orientação do dentista é que o paciente cuide das facetas e lentes de contato assim como cuida de seus próprios dentes.
É bom evitar mastigar alimentos muito duros, roer as unhas, não usar os dentes para abrir embalagens e etc. Pacientes que têm bruxismo deve ter cuidados especiais orientados pelo dentista e manter uma boa higienização bucal.