Entenda mais sobre as facetas de porcelana
As facetas de porcelana são um tratamento estético odontológico para pacientes que queiram corrigir o formato irregular ou cor indesejada ou tamanho inadequado dos dentes. A técnica é utilizada para qualquer necessidade de alteração estética dos dentes, como corrigir a posição dentária.
Para fazer a colocação das facetas, deve ser tirado um molde dos dentes do paciente para que a faceta seja montada. Depois das facetas de porcelana, prontas podem ser colocadas no consultório. É necessário que seja feito um desgaste de leve a moderado na parte da frente do dente para encaixar a faceta. Se o desgaste for leve é possível fazer a colocação sem precisar anestesiar o paciente.
Quanto tempo duram as facetas de porcelana?
A facetas de porcelana costumam durar por muitos anos, isso porque elas são grudadas nos dentes, então não é fácil fazê-las sair do lugar. Porém, de tempo em tempos é necessário fazer visitas ao dentista para checar se está tudo certo ou se você precisará de algum cuidado especial. É importante ressaltar que isso vai depender muito da técnica empregada pelo dentista e dos cuidados do paciente com a saúde bucal.
Para que você fique ainda mais por dentro dos cuidados que deve tomar com suas facetas de porcelana, abaixo fizemos uma lista de orientações que você pode seguir para manter por ainda mais tempo seu sorriso mais bonito e simétrico.
- Uso de fio dental regularmente;
- Escovar os dentes adequadamente e utilizar creme dental com flúor;
- Limitar o consumo de bebidas e alimentos causadores de manchar.
Qual o tipo de material utilizado nas facetas
Atualmente o material utilizado nas facetas de porcelana é o dissilicato de lítio. Essa substância é mais resistente que as porcelanas tradicionais e por isso pode ser feita em várias espessuras diferentes. As porcelanas extremamente finas recebem o nome de lentes de conato - outro tipo de procedimento estético odontológico.
Um avanço importante que aconteceu no tratamento de facetas de porcelana, além do material de produção, foram os produtos de colagem da peça. As substâncias que unem os dentes ao dissilicato são muito eficientes, o que deixa não só os pacientes seguros mas os dentistas também.