O que é clareamento dos dentes?
Clareamento dos dentes é um dos procedimentos estéticos de odontologia que podem fazer você ficar ainda mais confiante com o seu sorriso. Existem duas técnicas para fazer o tratamento: o método caseiro e o de consultório. O clareamento caseiro é orientado pelo dentista de longe e em consultas pré-definidas, é feito a partir de uma moldeira de silicone no formato dos dentes do paciente e um gel clareador. É um tratamento que demanda um pouco mais de tempo mas possui suas vantagens, o custo é mais em conta e o paciente pode usar a moldeira durante a noite para não atrapalhar sua rotina.
Já o clareamento feito no consultório possui dois métodos, o de LED e o a laser ambos tem o mesmo principio. O dentista aplica um gel clareador nos dentes do paciente e essa substancia é ativada pela luz de um laser ou LED, tem também a possibilidade de deixar o gel agir por conta. Esse método leva bem menos tempo e tem resultados rápidos, geralmente na primeira semana já é possível observar mudanças significativas e o tratamento tem uma média de três sessões.
Quanto custa fazer clareamento dos dentes?
O valor do clareamento dos dentes varia por vários fatores. Cada um dos métodos tem um preço especifico, cada consultório e dentista também cobram preços diferentes, além disso, o custo é influenciado caso o paciente tenha que fazer algum tratamento antes de iniciar o clareamento.
Para dar inicio ao procedimento é necessário ter uma saúde bucal minimamente estável e por isso, o dentista encarregado do clareamento importante cuidar de cáries, tártaro ou até colocar um aparelho ortodôntico antes de fazer o clareamento dos dentes e isso pode acabar influenciando no valor final do tratamento. Nos caso de qualquer um dos métodos de clareamento, há contraindicações. Abaixo listamos a quem não é indicado esse procedimento:
- Mulheres grávidas ou lactantes;
- Menores de 16 anos;
- Pessoas que tenham sensibilidade nos dentes;
- Pacientes com muitas cáries ou tártaros.
O clareamento pode deixar os dentes sensíveis?
A sensibilidade é algo que preocupa muito os pacientes que querem fazer o tratamento. Primeiro é importante esclarecer que o clareamento não afeta a estrutura dos dentes. Durante a consulta pode ser que o paciente sinta algum incômodo mas não é algo que possa se prolongar. Porém é importante deixar claro que o cuidados que o dentista tomar diminuem as chances de qualquer risco, por isso é imprescindível que você procure por um profissional qualificado e de sua confiança.