O que é clareamento dentário a laser?
Clareamento dentário a laser é um tratamento estético e odontológico que serve para deixar os dentes o mai claros possível. O procedimento consiste na aplicação de um gel clareador nos dentes do paciente e na ativação dessa substancia a partir da luz do laser. Esse tipo de clareamento é feito no consultório por um dentista profissional e para não prejudicar a gengiva é colocada um protetor interno.
O laser é utilizado para intensificar o efeito do clareador, por isso, o procedimento a laser pode ser feito em apenas uma consulta. Por ser um método um pouco mais novo e mais rápido o clareamento dentário a laser pode ser um pouco mais caro que o feito em casa com moldeira. Porém, se você procura por praticidade essa é a técnica ideal.
Existe alguma contraindicação para o clareamento dentário a laser?
Primeiro é importante deixar claro que quem deve escolher a técnica a ser utilizada é o dentista responsável pelo tratamento, isso porque cada paciente possui especificidades que irão combinar mais com um tratamento do que com outro. Por isso, mesmo que você se interesse pelo clareamento dentário a laser, é necessário fazer uma avaliação e seguir as orientações do profissional antes de iniciar o processo.
Além de ser necessária uma avaliação da sua saúde bucal antes de começar o tratamento, não são todos os pacientes que estão aptos a fazer o clareamento dentário a laser. Como qualquer outro tratamento dental, o clareamento possui algumas contraindicações. Abaixo fizemos uma lista das situações que impedem as pessoas de realizar o procedimento.
- Mulheres grávidas e lactantes;
- Menores de 16 anos;
- Pessoas que possam ter alergia do agente clareador;
- Pessoas com muitas restaurações ou com restaurações defeituosas.
Quanto tempo dura o clareamento dentário a laser?
O clareamento dentário a laser tem durabilidade de um a três anos, mas para um bom resultado e para mantê-lo por tudo isso de tempo são necessários alguns cuidados. O paciente que acabou de fazer o clareamento deve evitar ingerir alimentos e bebidas muito pigmentadas ou com corante, como café, vinhos, sucos de uva, beterraba e cenoura, também é bom evitar maus hábitos como o cigarro e é sempre importante manter uma boa rotina de higiene bucal.