Tudo sobre clareamento dentário
Clareamento dentário é um procedimento com substâncias químicas que devolve a cor original do dente. O tratamento pode ser feito a partir de duas técnicas: a laser ou com moldeira e ambos consistem na aplicação de um gel clareador.
É imprescindível a recomendação e o acompanhamento do dentista, mesmo no procedimento caseiro com moldeira. Antes inciar o tratamento o paciente deve passar por algumas avaliações para verificar possíveis cáries ou fatores que poderão influenciar na sensibilidade antes ou depois do clareamento dentário. Além de fazer bem para a saúde bucal, o clareamento também é importante para a autoestima e confiança do paciente.
Existe alguma contraindicação?
Algumas situações impedem as pessoas de fazer o clareamento dentário porque podem representar algum perigo futuro aos pacientes. Grávidas e menores de 16 anos não pode realizar o procedimento.
O clareamento dentário também não é indicado para pessoas com alguma doença na gengiva ou cáries ou quem tem alergia aos componentes do agente clareador. Se você não se enquadra em nenhuma dessas restrições está apto a fazer o clareamento.
Depois do procedimento de clareamento dentário, o paciente deve tomar alguns cuidados, inclusive com a alimentação, abaixo separamos uma lista com alguns alimentos e bebidas que você deve evitar nos primeiros dias:
- Cenoura;
- Beterraba;
- Café;
- Chá;
- Sucos de uva integral;
- Vinho.
É preciso refazer o clareamento dentário?
Se o paciente manter bons hábitos pode ter uma boa durabilidade do clareamento no primeiro ano. Porém, se a pessoa ingerir alimentos e bebidas muito acidas, com corantes ou com um nível alto de pigmentação a média de conservação pode cair para seis meses.
O que irá definir a validade do procedimento é a alimentação e os cuidados específicos (como a rotina de higiene), se as orientações do dentista forem seguidas a rica o clareamento dentário pode durar até três anos. Quem decide se você deve ou não refazer o procedimento é o dentista, isso porque o clareamento dentário não é feito apenas por uma questão estética mas para melhorar a saúde bucal do paciente, por isso a prescrição e orientação do dentista é sempre imprescindível.