Entenda como é feito o clareamento dental
Clareamento dental é um procedimento que tem ganhado espaço na estética bucal nos últimos anos, isso porque o tratamento facilita muito ter um sorriso mais bonito. Existem dois tipos de procedimento de clareamento dental atualmente, o clareamento dental a laser e o clareamento dental com moldeira. Ambos são feitos a partir da aplicação de um gel que contém uma substância clareadora. O que difere um método do outro é o tempo de aplicação, o valor e a concentração do gel.
Outra diferença entre as duas técnicas de clareamento dental é o valor de cada um. O clareamento caseiro (com moldeira) acaba sendo mais barato do que o clareamento dental a laser que é cobrado por sessão. Quem vai indicar qual tratamento deve ser feito é o dentista, deve ser levado em consideração alguns critérios na hora de decidir o método, por exemplo, a cor do dente do paciente.
Meus dentes ficarão brancos?
Essa é uma dúvida muito comum, mas isso vai depender da cor da base dos seus dentes. Os pacientes podem ter a base branca, acinzentada ou amarela e isso reflete na cor final do tratamento de clareamento dental. Seus dentes ficarão mais claros, mas você precisa tomar alguns cuidados após o tratamento e seguir as instruções do dentista. Depois de um tempo é possível voltar a tomar café e ingerir alimentos com pigmentação forte, porém no primeiro momento é necessário cuidar. Para te ajudar, fizemos uma lista dos cuidados que você deverá tomar depois do clareamento dental.
- É importante manter uma boa higiene bucal, especialmente antes do procedimento para que o dente esteja livre de placa bacteriana e resto de alimentos, o que facilita a ação do produto;
- Ingerir alimentos muito pigmentados, como molho de soja logo após o tratamento;
- Depois clareamento é bom evitar o uso de batons com cores muito fortes porque podem ocasionar o manchamento;
- Utilize canudos se for ingerir bebidas que possam manchar os dentes, como sucos de uva, refrigerante de cola ou vinho;
- Após seis messes ou um ano é bom entrar em contato com o seu dentista para avaliar um retoque.
Como escolher o tipo de clareamento?
Como já explicado, quem deve escolher o tipo de clareamento que é melhor para você é o dentista, é uma decisão feita a partir de uma avaliação prévia sobre a rotina, a cor da base dos seus dentes, o histórico do paciente e outros fatores.